A terapia de Integração Sensorial de Ayres foi desenvolvida por uma terapeuta ocupacional americana, Jean Ayres, que baseou os seus estudos na neurociência, educação, biologia, terapia ocupacional e psicologia. Ayres definiu a Integração Sensorial como “processo neurológico que organiza as sensações do nosso corpo e do ambiente e torna possível usar o corpo de forma efetiva com o ambiente”
A teoria é utilizada para explicar a relação entre o cérebro e o comportamento e explica porquê indivíduos respondem de uma determinada maneira aos inputs sensoriais e como isso afeta o comportamento. Utilizamos a abordagem de Integração Sensorial de Ayres para trabalhar com Disfunções do Processamento Sensorial.
O indivíduo recebe informações sensoriais através dos sete sentidos – visão, audição, paladar, olfato, tato, movimento e propriocepção (os dois últimos responsáveis pela noção da posição do corpo no ambiente em relação à gravidade). E o nosso cérebro deverá receber essas informações de forma simultânea, reconhecê-las, integrá-las e organizá-las, para devolver ao ambiente através do nosso corpo, respostas eficientes. As crianças que apresentam disfunções no processamento sensorial apresentam alterações no processamento e integração efetiva dessas informações para ter sucesso na execução de suas tarefas como autonomia nas atividades do dia a dia, como alimentação, vestuário, higiene, na interação social, no Brincar e na aprendizagem acadêmica.
Crianças com disfunção do processamento sensorial têm dificuldade em perceber, regular, interpretar e responder a um input sensorial e isso prejudica o seu desempenho nas atividades de vida diárias e nos seus papéis ocupacionais. A habilidade de integrar as informações sensoriais é fundamental para a criança se desenvolver e interagir com o mundo.
Alguns comportamentos observados em crianças com disfunção de processamento sensorial:
Os comportamentos descritos acima podem ser observados numa criança com disfunção do processamento sensorial, entretanto, aqui estão descritos de uma forma global.
Se a criança apresenta 4 ou mais indicações desses comportamentos ela precisará da avaliação de um terapeuta ocupacional especializado em Integração Sensorial de Ayres, que determinará, junto com a família o seu diagnóstico e o impacto que esses comportamentos causam nas atividades de vida diária e nas tarefas escolares (no caso de crianças com idade escolar). Os diagnósticos de disfunção do processamento sensorial são:
Hiper-reatvidade tátil
Defensividade sensorial
Insegurança gravitacional
Insegurança Postural
Dispraxia (problemas de coordenação motora)
Déficit na integração bilateral (coordenação bilateral) e seqüenciamento
Déficit no controle postural e organização do comportamento