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INTEGRAÇÃO SENSORIAL DE AYRES

A terapia de Integração Sensorial de Ayres foi desenvolvida por uma terapeuta ocupacional americana, Jean Ayres, que baseou os seus estudos na neurociência, educação, biologia, terapia ocupacional e psicologia. Ayres definiu a Integração Sensorial como “processo neurológico que organiza as sensações do nosso corpo e do ambiente e torna possível usar o corpo de forma efetiva com o ambiente”

A teoria é utilizada para explicar a relação entre o cérebro e o comportamento e explica porquê indivíduos respondem de uma determinada maneira aos inputs sensoriais e como isso afeta o comportamento. Utilizamos a abordagem de Integração Sensorial de Ayres para trabalhar com Disfunções do Processamento Sensorial.

O indivíduo recebe informações sensoriais através dos sete sentidos – visão, audição, paladar, olfato, tato, movimento e propriocepção (os dois últimos responsáveis pela noção da posição do corpo no ambiente em relação à gravidade). E o nosso cérebro deverá receber essas informações de forma simultânea, reconhecê-las, integrá-las e organizá-las, para devolver ao ambiente através do nosso corpo, respostas eficientes. As crianças que apresentam disfunções no processamento sensorial apresentam alterações no processamento e integração efetiva dessas informações para ter sucesso na execução de suas tarefas como autonomia nas atividades do dia a dia, como alimentação, vestuário, higiene, na interação social, no Brincar e na aprendizagem acadêmica.

Crianças com disfunção do processamento sensorial têm dificuldade em perceber, regular, interpretar e responder a um input sensorial e isso prejudica o seu desempenho nas atividades de vida diárias e nos seus papéis ocupacionais. A habilidade de integrar as informações sensoriais é fundamental para a criança se desenvolver e interagir com o mundo.

Alguns comportamentos observados em crianças com disfunção de processamento sensorial:

  • Baixo tônus e déficit no controle postural
  • Criança agitada, não se controla facilmente
  • Dificuldade de usar as duas mãos de forma simultânea, como recortar, usar brinquedos com as duas mãos, etc.
  • Dificuldades (lentidão) para rolar, rastejar ou ficar sentado
  • Explora pouco o ambiente ou objetos
  • Não tolera ficar em prono (barriga para baixo)
  • Não gosta de tomar banho e dificuldade nas tarefas de higiene, como cortar cabelo, unhas, certas texturas de roupas
  • Reage de forma exagerada o tato, paladar, sons ou odores
  • Não gosta de ser abraçado ou contido
  • Dificuldades de sucção
  • Agitação, hiperatividade
  • Crianças muito ativas, que buscam movimentos em excesso
  • Dificuldade em adaptar-se em novos ambientes
  • Dificuldades para dormir
  • Dificuldade em focar a atenção ou o oposto, focar muito numa atividade e não consegue mudar para novas tarefas ou brincadeiras
  • Dificuldade em aprender novas tarefas motoras, precisa de mais repetições do que o esperado para a idade
  • Desajeitado, esbarra e derruba objetos no caminho, tem dificuldade na consciência do seu corpo em relação ao espaço
  • Não gosta de balançar, escorregar ou brincar no parque (fica nervoso e/ou agitado)
  • Não gosta de escrever, cansa-se facilmente durante uma tarefa de escrita

Os comportamentos descritos acima podem ser observados numa criança com disfunção do processamento sensorial, entretanto, aqui estão descritos de uma forma global.

Se a criança apresenta 4 ou mais indicações desses comportamentos ela precisará da avaliação de um terapeuta ocupacional especializado em Integração Sensorial de Ayres, que determinará, junto com a família o seu diagnóstico e o impacto que esses comportamentos causam nas atividades de vida diária e nas tarefas escolares (no caso de crianças com idade escolar). Os diagnósticos de disfunção do processamento sensorial são:

Problemas de Modulação:

Hiper-reatvidade tátil

Defensividade sensorial

Insegurança gravitacional

Insegurança Postural

Transtornos de discriminação:

Dispraxia (problemas de coordenação motora)

Déficit na integração bilateral (coordenação bilateral) e seqüenciamento

Déficit no controle postural e organização do comportamento

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